Lisboa recebeu a primeira Expo da FIRST® LEGO® League Jr.

 FLL Jr decorreu em Lisboa

FLL Jr decorreu em Lisboa

Realizou-se no passado sábado, 16 de junho, a primeira Expo da FIRST® LEGO® League Jr. em Portugal. O encontro, que juntou seis equipas, decorreu nas instalações da Nova School of Business & Economics de Campolide.

Dezenas de crianças, dos 6 aos 10 anos, marcaram presença no evento e levaram para casa pequenas lembranças e certificados de participação.

O tema deste ano foi "Aqua Adventure" e as equipas tiveram de abordar a questão da reciclagem, distribuição e consumo de água. Os trabalhos apresentados em LEGO espelharam as ideias das crianças sobre o que fariam para melhorar parte do ciclo da água.

Além dos trabalhos, parcialmente robotizados, ainda tiveram a oportunidade de mostrar os seus Show Me Poster, que complementam os Modelos de Equipa expostos. A Expo (Show Me Poster) mostra o caminho percorrido até chegarem ao trabalho final apresentado em LEGO. Os participantes tiveram de conversar durante cerca de cinco minutos com voluntários que são “observadores” e que têm por missão destacar o melhor de cada trabalho apresentado e também saber mais sobre o trabalho feito – são simpáticos e muito divertidos! Coube a Ana Silva e João Malcata essa missão.

Os Minions aprenderam e gostaram de trabalhar em equipa; admitem que sabiam um pouco sobre o reaproveitamento da água mas que agora sabem muito mais. A equipa 7 Mares escolheu aproveitar a água da chuva para encher a piscina, regar as plantas e partilhar com os bombeiros. Já os Tsunamis aprenderam nas aulas de robótica como tratar a água do mar e retirar-lhe o sal para ser aproveitada para consumo (são do Algarve, daí a opção de aproveitar um recurso que têm em abundância). Roblox e CFM foram duas equipas que apresentaram soluções ecológicas para o consumo da água e a Robô Espalha Água criou uma casa que se regenera com água. E voa. E tem várias piscinas. Os quatro colegas ainda criaram um avatar com cara de água suja.

A edição de estreia da FLL Jr. em Portugal contou com o apoio da JumpUp.pt, Portugal Didáctico, NOVA SBE, Park International School, WoodTeam, Sumol + Compal e Nobrinde.

No dia 21 de julho a FLL Jr. vai chegar a Faro, no Algarve. Este é um evento onde podem e devem participar amigos e família que ficam, seguramente, a saber mais sobre o ciclo da água.
 

 Aqua Adventure foi o tema deste ano

Aqua Adventure foi o tema deste ano

Logo Nova.png