14.º Torneio Nacional da FIRST® LEGO® League: os vencedores

 Hydro dinamics foi o tema que a FLL explorou este ano

Hydro dinamics foi o tema que a FLL explorou este ano

24 de março foi o dia do Torneio Nacional da FIRST ® LEGO® League em Portugal.

As provas decorreram no Instituto Superior Técnico - Campus TagusPark, em Porto Salvo, Oeiras e contaram com a participação de 12 equipas, vindas de norte a sul do país, num total de centenas de crianças e jovens, entusiastas da robótica.

A edição de 2018 da FLL contou com o apoio da JumpUp.pt, Portugal Didáctico, Instituto Superior Técnico de Lisboa, WoodTeam, Sumol + Compal, PizzaHut, ANPRI - Associação Nacional de Professores de Informática e Nobrinde.

O tema deste ano foi "Hydro Dinamics" e as equipas tiveram de encontrar a solução para os vários problemas que existem atualmente na distribuição e consumo de água através da conceção, design e construção de robôs que têm de cumprir várias missões e superar um conjunto de obstáculos.

Cada prova decorre em 2 minutos e meio e as equipas têm a oportunidade de mostrar o desempenho dos robôs em três rondas.

No Desempenho Robótico (as missões), o terceiro prémio foi para a equipa FLL Team Sintra, o segundo para a Hydro Beast e o primeiro prémio foi para a equipa ESAS 2. 

Na categoria Valores FLL: Inspiração, ganharam os Technowolves. Em Valores FLL: Trabalho de Equipa, venceu a equipa Robo T e no tão falado e promovido Valores FLL: Profissionalismo  Gracioso, venceu a equipa Champobots!.
 
Já em Robot Design: Programação, o prémio foi para a FLL Team Sintra, enquanto no Robot Design: Desenho Mecânico, o primeiro prémio foi para a ESAS 2 e o segundo prémio para o Robô Ajuda. Na categoria Robot Design: Estratégia e Inovação o troféu foi para os Benebots. 

Na Categoria Projeto Científico: Pesquisa, a distinção foi para a equipa Hydrobeast, no Projeto Científico: Solução Inovadora, para os ESAS 1 e no Projeto Científico: Apresentação, o segundo prémio foi para os Lampadinhas e o primeiro lugar foi para os Peanuts. 

O troféu Campeões foi para a equipa Lontrinhas.

 centenas e jovens estiveram presentes na final da fll no ist

centenas e jovens estiveram presentes na final da fll no ist