FIRSTLego_iconHorz_RGB.jpg

Inspirando os Futuros Líderes de Ciência e Tecnologia

⬇︎ Formulário de Inscrição está no final desta página ⬇︎


FIRST ® LEGO ® League nas escolas portuguesas

Despertar a criatividade e cidadania nos alunos

A FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology - LEGO League é um programa interdisciplinar para jovens dos 9 aos 16 anos, que pretende entusiasmá-los para as ciências, engenharias e tecnologias. Os desafios anuais são sempre num espírito de competição amigável e aprendizagem em que a entreajuda é o grande pilar do trabalho em equipa.

Na FIRST LEGO League as crianças são desafiadas a pensar como cientistas e engenheiros, criando soluções para problemas do quotidiano e competências para o mundo do trabalho, enquanto constroem com ferramentas didáticas da LEGO Education. Este programa da FLL ganha particular importância numa altura em que o Governo quer atribuir às escolas a responsabilidade de gerirem 25% do total das horas curriculares através de projetos interdisciplinares.

Durante a época, as equipas cumprem as missões de robótica, determinadas internacionalmente, e fazem o Projeto Científico. Os Valores da FLL estão sempre presentes na forma como as equipas desenvolvem o trabalho e relacionam-se com outros. 

O impacto positivo que a FIRST LEGO League tem nos participantes é gratificante e está devidamente documentado. Mais de 87% dos alunos estão mais entusiasmados em fazer mais e melhor na escola e 88% mostram interesse em ir para a faculdade.

Outra vantagem da FLL implementada nas escolas, passa pela oportunidade de reintegração no mercado ativo de trabalho de professores sem colocação neste ano letivo ou funcionários das autarquias e freguesias. Os treinadores não precisam ter qualificações nas disciplinas ligadas CTEM, (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Existe formação e apoio aos treinadores. Assim qualquer pessoa qualificada para trabalhar com crianças, pode com confiança orientar as equipas.

A experiência e o conhecimento que todos ganham nesta aventura, permite criar laços de amizade, aumentar a criatividade e confiança, além de tornar os jovens cidadãos mais conscientes de que a mudança começa neles próprios.

Se apenas pretender cumprir com o programa anual ou realizar pequenos torneios locais, ao juntar-se à FLL vai despertar nos jovens da sua comunidade o entusiasmo pela descoberta, pela ciência, tecnologia e pelo empreendedorismo. As sessões são sempre acompanhadas por um treinador. 

Não são necessárias qualificações especiais para se ser um treinador de equipa - apenas entusiasmo para ajudar as crianças a desenvolverem capacidades para a vida, enquanto investigam e estudam sobre CTEAM, no entanto, recomendamos que os treinadores recebam apoio e formação da LEGO Education Academy através da JumpUP Learning (formação para a LEGO Education MINDSTORMS EV3 que aborda a construção e programação de robôs e formação sobre como aplicar métodos inovadores de educação na sala de aula). 

⬇︎ PDF: Downloads ⬇︎

Transforming teaching, - A FIRST LEGO League Documentary: The Coach” (3:55 minutos com Mitch Resnick LEGO Papert Professor, M.I.T Media Lab, uma Professora e equipa Dinamarquesa)

Vantagens na implementação da FLL

  • Este programa foi desenvolvido depois de milhões de euros de investimento em investigação e desenvolvimento ao longo de várias décadas pelo LEGO Group, FIRST Foundation, MIT, Carnegie Mellon, Cambridge University e outras instituições. Hoje em dia pode aproveitar as vantagens de todo este investimento por um custo razoável.
  • A FLL é um programa sólido e completo, que envolve formação de professores, auxílios curriculares e apoio.
  • Pode lançar um programa extenso, para centenas ou milhares de crianças, no arranque do próximo ano letivo.
  • A FLL tem um historial de sucesso na melhoria dos resultados escolares.
  • Os participantes no programa são parte integrante de uma comunidade internacional.
  • Os temas mudam todos os anos, mantendo o programa fresco e interessante tanto para os alunos como para os professores.
  • Os temas da FLL são escolhidos de acordo com as tendências e os problemas atuais da humanidade.


O impacto da adoção da FLL nas escolas também está devidamente comprovado pelos próprios treinadores (dados de 2014):

  • Mais de 255 mil crianças já participaram em todo o mundo;
  • Todas pesquisam sobre os verdadeiros desafios que os cientistas enfrentam hoje em dia;
  • 88% programou e conseguiu explicar como funciona um robô;
  • 98% aumentou a sua capacidade em CTEM e 88% manifesta maior vontade de ir para a faculdade;
  • 80% manifestou interesse em seguir a área da ciência e da tecnologia no ensino superior;
  • 99% sente-se mais confiante a trabalhar em equipa;
  • 95% consegue fazer uma melhor gestão do tempo;
  • 87% resolveu problemas.

As crianças que participam na FIRST® LEGO® League ficam habilitadas a:

  • Pesquisar sobre os verdadeiros desafios que os cientistas enfrentam hoje em dia
  • Desenhar, construir, testar e programar robôs usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®
  • Aplicar conceitos reais de matemática e ciência
  • Aprender a desenvolver pensamento crítico e capacidades de apresentação 
  • Resolução de problemas
  • Participar em torneios e outros eventos
  • Compreender e praticar Profissionalismo Gracioso®
  • No final de cada época, as equipas participam em FLL Torneios para reforçar junto do grande público o que fizeram, partilhar ideias, festejar e divertirem-se!
     

Os Valores da FIRST LEGO League

Os valores base da FLL são os elementos que distinguem esta organização de outros programas semelhantes. Os participantes aprendem que a competição amigável e o ganho mútuo não são objetivos que se excluem e que a entreajuda é o grande pilar do trabalho em equipa.

  1. Somos uma equipa.
  2. Trabalhamos para encontrar soluções com orientação dos nossos treinadores e mentores.
  3. Sabemos que nossos treinadores e mentores não têm todas as respostas; aprendemos juntos.
  4. Praticamos e honramos o espírito da competição amigável.
  5. Aquilo que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos.
  6. Partilhamos as nossas Experiências com outros.
  7. Demonstramos Profissionalismo Gracioso® e Coopertition® em tudo o que fazemos.
  8. Nós divertimo-nos!
     

Como participar na FIRST® LEGO® League Portugal

  1. Inscrever na FIRST LEGO League. Terá acesso ao conjunto exclusivo “FLL Mission Set” (que pode ser partilhado por várias equipas). O conjunto “FLL Mission Set” inclui todas as peças de LEGO (+ou- 2000 peças) para a construção das missões de robótica e um tapete temático 3M especialmente criado para o FLL Tema de cada ano. Os conjuntos “FLL Mission Sets” são uma edição limitada e são produzidos de acordo com as necessidades e quantidades exatas do programa anual em cada país. Cada equipa também vai necessitar de um conjunto LEGO Education MINDSTORMS EV3.
  2. Os professores que ainda não treinaram uma equipa da FLL podem beneficiar de uma formação (FLL + LEGO MINDSTORMS EV3). Durante o curso vão receber o documentação sobre o tema e as regras na Língua Portuguesa.
  3. Criar e registar equipas e os seus participantes, (idades entre os 9 e os 16 anos). Cada equipa têm um máximo de dez crianças, podem treinar num clube de atividades extra-curriculares, depois das aulas, ou, como recomendamos, integradas no currículo normal escolar.
  4. As equipas vão participar na FIRST LEGO League durante 10 a 12 semanas;
  5. Opção: Criarem um “FLL Torneio” para as equipas da sua cidade poderem demonstrar e celebrar o trabalho feito. Recomendamos um FLL Torneio por cada 16 equipas. Asseguramos formação e apoio aos Coordenadores dos torneios.

Transforming teaching, - A FIRST LEGO League Documentary: “Tournament Day” (video de 4:29 minutos Professora e sua equipa Dinamarquesa)

Evolução típica de 12 semanas com a FLL

Nota: Este não é um padrão que possa simplesmente ser repetido como uma “fábrica de educação”. Uma vez que o programa envolve inovação de alto nível e o desenvolvimento de novas habilidades por parte de professores e alunos, os resultados podem variar.

  • Semana 1: Introdução à FLL e aos robôs (formação de equipas), escolha dos nomes das equipas.
  • Semana 2: Trabalhar em equipa e fazer uma sessão de brainstorming sobre o tema anual. Escolham uma ou mais missões de robótica para construírem um robô que as resolva.
  • Semana 3: Baseada nas sessões de brainstorming anteriores, comecem a pesquisar sobre o assunto (incluindo os contactos dos especialistas). Comecem a praticar as missões do robô com um cronómetro e um “árbitro”.
  • Semana 4: Partilhem os resultados da vossa pesquisa com a equipa e comecem o brainstorming para encontrarem soluções inovadoras. Continuem a resolver missões. Discutam o logotipo que a equipa vai adotar, a farda, etc. para o torneio.
  • Semana 5: Comecem a escrever as ideias que têm para chegarem a uma solução inovadora. Continuem a resolver e a cronometrar as missões. 
  • Semanas 6 a 10: Finalizar a vossa solução inovadora e preparem a apresentação do Projecto Científico para o torneio. Pratiquem a apresentação partilhando a solução que encontraram com a vossa comunidade. Se ficaram “presos” nalgum ponto ou nalguma fase de desenvolvimento do projeto, vejam o que as outras equipas fizeram e que soluções encontraram. Comecem a praticar as missões de robótica várias vezes em cada sessão.
  • Semanas 11-12: Preparem-se para o torneio. Garantam que todos sabem o que têm de fazer e façam um double check se o vosso robô e a vossa solução inovadora cumprem as regras pré-determinadas para a presente época.

Exemplo de cronogramas e calendário para um Clube de Robótica baseado na FLL

Cada equipa vai precisar de 10 a 12 semanas para construir o seu robô e preparar uma solução inovadora para o desafio a apresentar, no torneio local, (não é obrigatório equipas participarem nos torneiros). Partindo do princípio que cada equipa realiza uma sessão por semana, vão necessitar de 20 a 36 horas para dedicar às atividades da FLL. Quanto mais se aproximarem das 36 horas, melhor será. As equipas para terem uma experiência completa precisam pelo menos de 24 horas de treino.

Cada cronograma abaixo, refere-se a uma época FLL com um conjunto “FLL Mission set” e uma mesa FLL. É necessário multiplicar pelo número de conjuntos “FLL Mission set” adquiridos para encontrar a vossa capacidade máxima de participantes. Este cálculo assume quatro equipas de cinco alunos (20 alunos) a praticarem ao mesmo tempo e na mesma sala.

Nos casos em que a FLL for integrada no currículo escolar, podem, por exemplo, aplicar o seguinte calendário, repetido pelo número de semanas:

(40 equipas)

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã (3h)

Equipas 1-2-3-4

Equipas 5-6-7-8

Equipas 9-10-11-12

Equipas 13-14-15-16

Equipas 17-18-19-20

Tarde (3h)

Equipas 21-22-23-24

Equipas 25-26-27-28

Equipas 29-30-31-32

Equipas 33-34-35-36

Equipas 37-38-39-40

Quando a FLL for integrada no programa pós-escolar (clubes de robótica), podem, por exemplo, aplicar o seguinte calendário, repetido pelo número de semanas:

(32 equipas)

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Pós-escolar (2h)

Equipas 1-2-3-4

Equipas 5-6-7-8

Equipas 9-10-11-12

Equipas 13-14-15-16

Equipas 17-18-19-20

 

Manhã (2h)

         

Equipas 21-22-23-24

Tarde (2h)

         

Equipas 25-26-27-28

Noite (3h)

         

Equipas 29-30-31-32

Preparar o Clube de Robótica FLL

É necessário um espaço seguro, treinadores formados, equipamento, mobília para arrumação e um programa a seguir (currículo FLL). Os alunos podem frequentar os clubes de robótica com os professores, apoiados por animadores ou outros. É necessário escolher a solução que melhor funciona convosco.

Treinadores de FLL

Qualquer pessoa qualificada para trabalhar com crianças e tenha um nível básico de conhecimentos de utilização de um computador, pode fazer a formação necessária para liderar um clube de robótica FLL. Dá-se preferência a quem tenha gosto pelas matérias CTEM e espírito de liderança. 

Normalmente são escolhidos professores ou animadores para desempenharem o papel de treinadores das equipas. A formação inicial pode ser complementado com a formação contínua da JumpUP Learning.

Possíveis localizações (desejavelmente com espaço para 20 a 25 estudantes) 

  • Uma sala de aula. 
  • Uma sala de aula temática (sala de TI ou CTEAM).
  • Biblioteca ou museu.
  • Centro social ou outro espaço público.
  • Outro espaço dedicado à educação ou serviços juvenis.

Como preparar a sala

  • Manter o espaço simples. Quanto menos objetos houver, melhor será.
  • Podemos facultar-vos ficheiros para que possam imprimir cartazes em tamanhos grandes para decoração da sala, se assim pretenderem.
  • Tem de estar muito bem arrumada e limpa, com tarefas muito claras sobre quem arruma os conjuntos “FLL Mission set”.
  • Vão precisar de, pelo menos, uma mesa FLL. Podemos facultar os planos. 
  • Os conjuntos LEGO Education MINDSTORMS EV3 têm de ser armazenados em segurança. Podem mandar fazer algum móvel ou podemos ajudar-vos a encontrar mobiliário compatível.
  • As equipas vão precisar de mesas onde possam construir.
  • Deve haver alguns quadros brancos na sala para as equipas tomarem notas e para ajudar nas sessões de brainstorming.

Outro equipamento (ver custos da participação na próxima secção)

  • Conjuntos LEGO Education MINDSTORMS EV3.
  • Carregadores de bateria para os conjuntos LEGO Education MINDSTORMS EV3.
  • Computadores para programarem os robôs (ou as equipas trazem o seu próprio computador).

Explicações dos custos: Inscrição de Participação na FLL

A FIRST LEGO League é um programa muito complexo que é pago pelos utilizadores ou participantes através de um pequeno valor cobrado por criança e jovem (Inscrição de Participação na FLL). Esse valor é utilizado para pagar o seguinte:

  • Uso da Propriedade Intelectual da FIRST, LEGO Group e JumpUP Learning relacionadas à FLL (de acordo com contratos de licença).
  • Valores para FIRST, para pesquisar, desenvolver, projetar e produzir o Tema anual.
  • Gestão do Programa em Portugal.
    • Gestão de programas. Sem um parceiro local em Portugal para administrar/gerir o programa FLL, não existia um programa local. A gestão do programa FLL implementado localmente é muito trabalhosa.
    • Assegurar que o programa é conduzido com os mais altos padrões de qualidade exigidos pela FIRST e LEGO.
    • Participar durante uma semana numa formação e conferência anual (todas as despesas pagas por nós) com FIRST e LEGO num país da Europa ou América do Norte.
    • Fazer previsões e encomendar todo o material para cada época com mais de 6 meses de antecedência, (antes da época começar).
    • Promover a FLL em Portugal, reunir novas equipas, reunir e consultar parceiros (centenas de reuniões por ano).
    • Comunicação (FIRST / LEGO -> Equipas e exterior).
    • Website, boletim informativo, etc.
    • Apoio ao treinador/mentor via telefone, e-mail e website.
    • Organização de um Torneio Nacional FLL, (Evento Nacional).
    • Recrutamento e formação de voluntários.
    • Encontrar patrocinadores e parceiros.
    • Tradução dos documentos, guias, currículo e material de apoio da FLL para a língua portuguesa.
    • Suporte e formação para organizarem eventos regionais de torneios FLL.
    • Todos os materiais, equipamentos, escritório, etc, para atingir os objetivos acima descritos.

Conjunto de “FIRST LEGO League Misson Set”

Os Conjuntos de “FLL Mission set” mudam todos os anos para coincidirem com o tema de cada época. Desta forma o programa mantém-se interessante e atrativo para os alunos que voltam à FLL para um segundo e terceiro ano. O LEGO Group apenas produz os conjuntos de “FLL Mission Set” durante algumas semanas em Maio de cada ano. Para garantir o acesso ao número de conjuntos que pretende, é importante encomendá-los em abril antes de começar a nova época FLL. Não conseguimos garantir que os conjuntos estejam sempre disponíveis para quem não encomenda no devido período de tempo. Será necessário um conjunto por cada clube de robótica FLL (ou sala dedicada ao treino FLL).

Equipamentos LEGO Education (robôs, carregadores, etc.)

O equipamento LEGO Education está disponível no distribuidor oficial em Portugal, ARABOT HI-FI Lda, (www.portugal-didactico.com). Recomendamos que adquira os materiais num parceiro autorizado para evitar a compra de equipamentos roubados, danificados ou falsificados. As empresas distribuidoras não oficiais ou não autorizadas, não estão preparadas para fazer atendimento pós-venda ao equipamento que disponibilizam e a LEGO Education não fornece-lhes as informações ou o material necessário para atender a todas as suas necessidades.
 


O modelo de Passes de Época da FIRST LEGO League

Uma das novidades para a época 2017-2018 HYDRO DYNAMICS℠ é o nosso modelo de Passes de Época. Cada pacote inclui 1 FLL Mission Set e as inscrições para os alunos. Os pacotes especiais estão disponíveis para as entidades que necessitam de mais de 160 participantes.
Pode ter tantas equipas quantas desejar. É você que decide quantas crianças quer inscrever. A entidades que se comprometerem a ajudar mais crianças, terão um preço de inscrição mais baixo por criança, como nos parece justo.

Caso a quantidade de crianças/jovens que desejam ter não esteja aqui referida, contacte-nos pois poderemos criar um Passe de Época para as vossas necessidades, (exemplo: 15 ou 18 participantes, etc.). O mínimo do Passe é de 10 participantes.

Deverão acrescentar a estes valores o IVA em vigor.

*Inclui formação gratuita para organizarem o vosso próprio torneio. Podem aplicar-se custos adicionais para o torneio em si.

ATENÇÃO: Nenhum dos modelos de participação garante o acesso ao Campeonato Nacional FLL. As equipas deverão participar num torneio regional (qualifier tournament). Iremos convidar as melhores equipas para o Campeonato Nacional. As equipas não são obrigadas a participar nos torneios para beneficiar do programa FLL.


Formação MINDSTORMS e FLL (Opcional)

A JumpUP Learning Lda também está autorizada a formar treinadores em Portugal com a certificação LEGO Education Academy.

  • Formação LEGO Education MINDSTORMS EV3 (6 horas). (LINK)
    • Esta formação prática cobre todos os elementos fundamentais para começar a praticar robótica na sala de aula com o MINDSTORMS EV3, incluindo uma abordagem básica ao hardware usado, software, programa curricular e oportunidades de aprendizagem acrescidas.
  • Formação FIRST LEGO League HYDRO DYNAMICS (3 horas). (LINK)
    • Esta formação cobre tudo o que um treinador da FLL precisa de saber sobre a criação e gestão de equipas FLL. O treinador fica apto a formar equipas, estruturar as aulas de acordo com o modelo da  FLL, planear as atividades a incluir em cada época e perceber as regras.

Explorar a localização, uso, armazenamento e ciclo da água

No ano letivo 2017-2018 a FLL vai dedicar-se ao tema HYDRO DYNAMICS℠.

Partida, largada, fugida! Entrem na época 2017/2018 HYDRO DYNAMICS SM e aprendam tudo sobre a água - como a encontramos, transportamos, usamos e como chega até nós. No desafio 2017/18 da FIRST® LEGO® League Challenge, os alunos, com idades entre os 9 e os 16 anos, oriundos de 80 países, vão mergulhar na HYDRO DYNAMICS. O que podemos esperar quando, finalmente, percebemos o que acontece à nossa água?

A FIRST® LEGO® League desafia as crianças a pensar como cientistas e engenheiros. Durante a época HYDRO DYNAMICS SM, as equipas vão escolher e resolver um verdadeiro problema no projeto. Também vão construir, testar e programar um robô autónomo usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para resolver um conjunto de missões no Robot Game. Durante todo o processo, as equipas vão treinar de acordo com os Core Values da FIRST LEGO League, ou seja, celebrando a descoberta, o trabalho em equipa e o Profissionalismo Gracioso®.

A partir de 29 de agosto serão publicadas no nosso site as missões detalhadas para o FLL Robot Game e Projeto de Investigação FLL.

Aqui encontra mais informação sobre o tema deste ano: Portuguese - English