Inspirando os Futuros Líderes de Ciência e Tecnologia

⬇︎ Formulário de Inscrição está no final desta página ⬇︎


FIRST ® LEGO ® League JR. e os jovens alunos portugueses 

Porquê apostar na FLL JR. na sua escola? 

A FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology - LEGO League Jr. é um programa interdisciplinar para crianças dos 6 aos 9 anos, que pretende entusiasmá-los para as ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Através de relacionamentos sólidos, baseados numa equipa de colegas e adultos, os participantes da FIRST® LEGO® League Jr. ganham relevante experiência em CTEAM para enfrentarem o mundo que os rodeia. 

Entendemos que nunca é cedo demais para incentivar os alunos a descobrirem e a gostarem de CTEAM - Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, por isso, a FIRST LEGO League Jr. é pensada de forma a apresentá-los a estes conceitos enquanto criam soluções com uma marca que tão bem conhecem e aprovam - a LEGO® Education. 

Acompanhadas por treinadores adultos, as equipas, que não devem ter mais de seis elementos, todos do 1.º ciclo, cumprem tarefas e encontram soluções para problemas reais do quotidiano como segurança alimentar, vida animal, energia ou reciclagem, por exemplo. Este desafio ganha particular importância numa altura em que o Governo quer atribuir às escolas a responsabilidade de gerirem 25% do total das horas curriculares através de projetos interdisciplinares.

Mais: https://www.firstinspires.org/robotics/flljr

⬇︎ PDF: Downloads ⬇︎

Vantagens na implementação da FLLJr

  • Este programa foi desenvolvido depois de milhões de euros de investimento em investigação e desenvolvimento ao longo de várias décadas pelo LEGO Group, FIRST Foundation, MIT, Carnegie Mellon, Cambridge University e outras instituições. Hoje em dia pode aproveitar as vantagens de todo este investimento por um custo razoável.
  • O FLL Jr é um programa sólido, que envolve formação de professores, auxílios curriculares e apoio.
  • Pode lançar um programa ainda mais extenso, para centenas de crianças, no arranque do próximo ano letivo.
  • O FLLJr tem um historial de sucesso na melhoria dos resultados escolares.
  • Os participantes no programa são parte integrante de uma comunidade internacional.
  • Os temas mudam todos os anos, mantendo o programa fresco e interessante tanto para os alunos como para os professores.
  • Os temas da FLLJr são escolhidos de acordo com as tendências e os problemas atuais da humanidade.

O impacto da adoção da FLL Jr. nas escolas também está devidamente comprovado pelos próprios treinadores (dados de 2014):

  • Mais de 68 mil crianças já participaram em todo o mundo;
  • Todas pesquisam sobre os verdadeiros desafios que os cientistas enfrentam hoje em dia;
  • 97% desenvolve interesse em CTEAM e descobre conceitos reais de matemática e ciência;
  • 96% sente-se mais confiante nestas matérias;
  • 85% desenvolve capacidades expositivas;
  • 88% envolve-se em atividades de equipa, seguindo os valores base da FIRST LEGO League Jr.: respeito, partilha e pensamento crítico.
  • 65% adquire capacidades de negociação, preparando-se melhor para os empregos do século XXI.

Os Valores da FIRST LEGO League Jr

Os valores base da FLLJr são os elementos que distinguem esta organização de outros programas semelhantes.

  1. Somos uma equipa.
  2. Nós fazemos o trabalhos. Os nossos treinadores e mentores ajudam-nos a aprender mas somos nós que encontramos as respostas por nós próprios.
  3. Partilhamos as nossas experiências e descobertas com os outros.
  4. Somos prestáveis, gentis e respeitamo-nos enquanto trabalhamos, brincamos e partilhamos. A isto chamamos Profissionalismo Gracioso®.
  5. Somos todos vencedores.
  6. Nós divertimo-nos!

Quem pode participar

Entidades: 

Nota: Não precisam de fazer parte de uma entidade para participar na FLLJr.

  • Escolas públicas e privadas,
  • Universidades, Politécnicos, Institutos Superiores, etc,
  • Associações de Pais, Associações juvenis, de Estudantes, etc,
  • Museus, Bibliotecas, Ludotecas, Centros de Ciência, etc,
  • Centros de estudos, Actividades extra-curriculares, etc,
  • Empresas Privadas,
  • Grupos de HomeSchooling (ensino em casa).

Treinadores: 

Qualquer adulto responsável e capaz de lidar com crianças. Por exemplo: Pais, Avós, tios, professores, animadores, engenheiros, arquitectos, pessoas que partilham a mesma paixão por um melhor futuro para as nossas crianças e jovens.

Voluntários:

  • Pessoas adultas responsáveis que partilham a mesma paixão por um melhor futuro para as nossas crianças e jovens.
  • Jovens estudantes maiores de 16 anos, podem ser mentores, ou ajudarem nos eventos.

Jovens: 

  • Raparigas e rapazes com idades entre os 6 aos 9 anos.
  • Minimo de 2 jovens e máximo de 6 jovens por equipa.

Como participar em Portugal na FIRST® LEGO® League Jr

  1. Inscrever na FIRST LEGO League Jr. Terá acesso ao conjunto exclusivo da FLL Jr “Inspire Model” (um por equipa), que será usado como ponto de partida para a solução que a equipa desenvolver e construir.
  2. Escolher quantas equipas deseja.
  3. Cada equipa precisará também de um conjunto LEGO Education WeDo 2.0. À medida que eles trabalham, eles aprenderam conceitos básicos de engenharia e programação com o conjunto LEGO Education WeDo 2.0 e aplicam esses mesmos conceitos para fazer o seu modelo/solução mover-se. 
  4. Os professores que ainda não treinaram uma equipa da FLL Jr podem beneficiar de uma formação (FLLJR + LEGO Education WeDo 2.0). Durante o curso vão receber:
    • Um guia “Team Meeting” (em PDF, a impressão é opcional). Este guia tem instruções passo a passo sobre como os professores devem organizar as atividades da equipa;
    • Um “Engineering Notebook” para cada membro da equipa (em PDF, mas é recomendada a impressão);
    • Um novo tema da FLLJr. é estabelecido anualmente, baseado numa questão do mundo real. Durante a formação os professores recebem a documentação sobre o tema e as regras na Língua Portuguesa
  5. Criar e registar equipas com um máximo de seis crianças cada, com idades entre os 6 e os 9 anos (1.º ciclo). As equipas podem treinar num clube de atividades extra-curriculares, depois das aulas, ou, como recomendamos, integradas no currículo normal escolar.
  6. As equipas vão trabalhar na FIRST LEGO League Jr. durante 10 a 12 semanas;
  7. Opção: Criem uma “FLL Jr Expo” para as equipas da sua cidade poderem demonstrar e celebrar o trabalho feito. 


Não são necessárias qualificações especiais para se ser um treinador de equipa – Tem que ser uma pessoa qualificada para trabalhar com crianças e tenha um nível básico de conhecimentos de utilização de um computador. Pode fazer a formação necessária para liderar um clube de robótica FLLJr. Dá-se preferência a quem tenha gosto pelas matérias CTEAM, espírito de liderança e entusiasmo para ajudar as crianças a desenvolverem capacidades para a vida, enquanto investigam e estudam sobre CTEAM.

Recomendamos que os treinadores recebam apoio e formação da LEGO Education Academy através da JumpUP Learning (formação para a LEGO Education WeDo 2.0 que aborda a construção e programação de robôs e formação sobre como aplicar métodos inovadores de educação na sala de aula). 


Cada equipa precisa de:

  • 1 conjunto exclusivo da FLL Jr “Inspire Model”. O 2017 FIRST LEGO League Jr. Inspire Set Model irá ser:
    • Uma caixa contendo o modelo inspirador baseado no tema anual, para ser usado pelas equipas durante o programa.
    • Além disso, a caixa do FLL Jr. Inspire Model conterá aproximadamente 700 peças (bricks) e elementos LEGO, 8 minifiguras, bem como 6 placas de construção (tamanho 16 x 16).
  • 1 conjunto WeDo 2.0
  • 1 bateria (de lítio) WeDo 2.0 (opcional)
  • 1 carregador para a bateria (opcional)
  • Software WeDo 2.0 (descarregado gratuitamente a partir da maioria dos dispositivos móveis).
LEGO Education WeDo 2.0

LEGO Education WeDo 2.0

WeDo 2.0

O equipamento LEGO Education está disponível no distribuidor oficial em Portugal, ARABOT HI-FI Lda, (www.portugal-didactico.com). Recomendamos que adquira os materiais num parceiro autorizado para evitar a compra de equipamentos roubados, danificados ou falsificados. As empresas distribuidoras não oficiais ou não autorizadas, não estão preparadas para fazer atendimento pós-venda ao equipamento que disponibilizam e a LEGO Education não fornece-lhes as informações ou o material necessário para atender a todas as suas necessidades.

FIRST LEGO League Jr Inspire Set

FIRST LEGO League Jr Inspire Set

Conjunto da FIRST LEGO League Jr.

Os conjuntos exclusivos da FLL Jr. “Inspire Model” mudam todos os anos para coincidir com o tema de cada época. Desta forma o programa mantém-se interessante e atrativo para os alunos que voltam à FLLJr. para um segundo e terceiro ano. O LEGO Group apenas produz os conjuntos FLL Jr. “Inspire Model” durante algumas semanas em Maio de cada ano. Para garantir o acesso ao número de conjuntos que pretende, é importante encomendá-los em Abril antes de começar a nova época FLLJr. Não conseguimos garantir que os conjuntos estejam sempre disponíveis para quem não encomenda no devido período de tempo. Será necessário um conjunto por cada equipa. (Lista das peças saco 1, saco 2)
 


Explicações dos custos de Inscrição de Participação na FLLJr.

  • A FIRST LEGO League Jr. é um programa muito complexo que é pago pelos utilizadores ou participantes através de um pequeno valor cobrado por cada equipa (Inscrição de Participação na FLLJr). Esse valor é utilizado para pagar o seguinte:
  • Uso da Propriedade Intelectual da FIRST, LEGO Group e JumpUP Learning relacionadas à FLLJr (de acordo com contratos de licença).
  • Valores para FIRST, para pesquisar, desenvolver, projetar e produzir o desafio anual.
  • Gestão do Programa em Portugal.
    • Gestão de programas. Sem um parceiro local em Portugal para administrar/gerir o programa FLLJr, não existia um programa local. A gestão do programa FLLJr implementado localmente é muito trabalhosa.
    • Assegurar que o programa é conduzido com os mais altos padrões de qualidade exigidos pela FIRST e LEGO.
    • Participar durante uma semana numa formação e conferência anual (todas as despesas pagas por nós) com FIRST e LEGO num país da Europa ou América do Norte.
    • Fazer previsões e encomendar todo o material para cada época com mais de 6 meses de antecedência, (antes da época começar).
    • Promover a FLLJr em Portugal, reunir novas equipas, reunir e consultar parceiros (centenas de reuniões por ano).
    • Comunicação (FIRST / LEGO -> Equipas e exterior).
    • Website, boletim informativo, etc.
    • Apoio ao treinador/mentor via telefone, e-mail e website.
    • Recrutamento e formação de voluntários.
    • Encontrar patrocinadores e parceiros.
    • Tradução dos documentos, guias, currículo e material de apoio da FLLJr para a língua portuguesa.
    • Todos os materiais, equipamentos, escritório, etc, para atingir os objetivos acima descritos.

Valor de participação na FIRST LEGO League Jr.

O valor de participação é de €100 + IVA, que inclui: 

  1. Licença por uma equipa até 6 crianças dos 6 aos 9 anos.
  2. Um FLLJr. Inspire Set com mais de 700 peças.
  3. Acesso aos PDF´s “Team Meeting” e “Engineering Notebook”
  4. Apoio para os treinadores (email). 

Nota: Por favor, note que, se já tiver robôs, (as escolas poderão já ter) não terá que comprar mais. Pode também comprar os robôs diretamente ao distribuidor oficial (www.portugal-didactico.com). As equipas  que estão a participar na FLLJr pela primeira vez podem obter descontos especiais nos conjuntos LEGO Education WeDo 2.0. 

Nota: Também podem utilizar a primeira versão LEGO Education WeDo.


Formação WeDo 2.0 e FLLJr (Opcional)

A JumpUP Learning Lda também está autorizada a formar treinadores em Portugal com a certificação LEGO Education Academy.

  • Formação LEGO Education WeDo 2.0 (6 horas). (LINK)
    • Esta formação prática cobre todos os elementos fundamentais para começar a praticar robótica na sala de aula com o MINDSTORMS EV3, incluindo uma abordagem básica ao hardware usado, software, programa curricular e oportunidades de aprendizagem acrescidas.
  • Formação FIRST LEGO League Jr AQUA ADVENTURE (3 horas).
    • Esta formação cobre tudo o que um treinador FLLJr. precisa de saber sobre a criação e gestão de equipas FLL. O treinador fica apto a formar equipas, estruturar as aulas de acordo com o modelo da  FLL, planear as atividades a incluir em cada época e perceber as regras.

Explorar a localização, uso, armazenamento e ciclo da água

No ano letivo 2017-2018 a FIRST LEGO League Jr. vai dedicar-se ao tema AQUA ADVENTURE℠.

Prepara-te para a época 2017-2018 da FIRST® LEGO® League Jr. No desafio AQUA ADVENTURE℠, mais de 40,000 crianças vão navegar pelos desconhecidos e tão importantes recursos que a água nos dá. Descobre de onde vem a água que consomes no dia-a-dia e o que lhe acontece até chegar a ti. Onde é que esta viagem te vai levar?

As crianças que participam na FIRST® LEGO® League Jr. ficam habilitadas a:

  • Desenhar e construir um modelo/solução para aplicar o que aprenderam, conceitos básicos de engenharia e programação com o conjunto LEGO Education WeDo 2.0 e com o conjunto exclusivo da FLL Jr. “Inspire Model” .
  • Fazer investigação sobre um problema do mundo real e apresentar as suas descobertas e soluções num “SHOW ME poster”;
  • Aprender sobre os valores de base da FIRST® LEGO® League Jr. (Core Values) através de um trabalho de equipa sustentado em auto-confiança, conhecimento e capacidades para a vida.
  • No final de cada época, as equipas podem participar em expos para reforçar junto do grande público o que fizeram, partilhar ideias, festejar e divertirem-se!

Aqui encontra mais informação sobre o tema deste ano: Portuguese - English