A Fundação FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology -  criou a FIRST LEGO League que é um programa interdisciplinar para jovens dos 9 aos 16 anos, que pretende inspirar as crianças e jovens para as ciências, engenharias e tecnologias. Os participantes da FIRST LEGO League são desafiados a pensar como cientistas e engenheiros, criando soluções para problemas do quotidiano e competências para o mundo do trabalho, enquanto constroem com ferramentas didáticas da LEGO Education, MINDSTORMS. 

Durante 12 semanas cada equipa constrói e programa um robot que durante um torneio completa o máximo de missões previamente estabelecidas. Ao mesmo tempo prepara um projeto para apresentação de uma solução inovadora que dê resposta a um problema da atualidade.

Existe um programa também para crianças dos 6 aos 10 anos (1.º ciclo). FIRST LEGO League JR. Informação após o video da FLL.

Jovens dos 9 aos 16 anos em grupos com 2 a 10 elementos e com um treinador/mentor. As equipas podem pertencer a um clube, escola, colégio, associação ou ser um grupo de amigos. O treinador pode ser um pai, mãe ou professor. Não é preciso ter formação em programação ou saber código para ser treinador!

Abertas as incrições para parceiros de torneios regionais/locais da FIRST LEGO League.


A Fundação FIRST - For Inspiration and Recognition of Science and Technology -  criou a FIRST LEGO League JR que é um programa prático interdisciplinar para crianças dos 6 aos 10 anos, especialmente desenvolvido para transformar a curiosidade e a criatividade de crianças pequenas em uma jornada de descoberta sobre como elas podem melhorar o mundo ao seu redor.

Durante 12 lições e guiados por treinadores/ mentores adultos, as equipas exploram um problema científico do mundo real. Eles criam um "Show Me" pôster que ilustra sua jornada de descoberta e apresenta sua equipa. Eles também constroem um modelo motorizado (WeDo, WeDO 2.0 ou BOOST) do que aprenderam usando elementos LEGO. No processo, as equipas aprendem sobre trabalho em equipa, as maravilhas da ciência e da tecnologia e os FIRST Valores Fundamentais, que incluem respeito, partilhar e pensamento crítico. No final de cada Época, as equipas se desejarem reúnem e/ou organizam EXPOS para mostrar suas criações e descobertas, partilhar ideias, comemorar e se divertir! 

Atenção: Convidamos todos a participar mesmo que não tenham os conjuntos do WEDO 2.0. Podem usar a FLLJR nas aulas de Estudo do Meio e criar soluções referente ao tema desta época. O importante é começar. Queremos ver as soluções das crianças. 

Nota: Todos em Portugal podem formar uma equipa e organizar de maneira independente uma EXPO local. Para saber mais contacte-nos!

Crianças, dos 6 aos 10 anos, até 6 membros cada equipa, (1 ao 4º ano). Guiados por treinadores adultos e responśaveis.  As equipas podem pertencer a um clube, escola, colégio, associação ou ser um grupo de amigos, etc. O treinador pode ser um pai, mãe, tio, tia ou professor. Não é preciso ter formação em programação ou saber linguagem de programação para ser treinador! Como por exemplo, pode até ser usado nas aulas do estudo do meio.  

Crianças:

  • examinam o tema com base nos documentos do Desafio;
  • mostram o que eles aprenderam e como o assunto é explicado num pôster criativo;
  • e construem um modelo de peças LEGO com pelo menos uma parte móvel.

Aberta as inscrições para parceiros que queiram realizar as EXPOS da FIRST LEGO League JR.